top of page
  • landcontretenbedoc

Class 10 Biology Chapter 1 Notes PDF Download, o arquivo que contém notas sobre o primeiro capítulo



Aula 10 Biologia Capítulo 1 Notas PDF Download




A biologia é um assunto fascinante que lida com o estudo da vida e dos organismos vivos. Abrange vários tópicos, como estrutura, função, crescimento, evolução, distribuição e classificação dos seres vivos. Neste artigo, forneceremos as notas para a aula 10 de biologia, capítulo 1, que trata dos processos vitais. Os processos vitais são as funções básicas essenciais para a sobrevivência dos organismos vivos. Estes incluem nutrição, respiração, transporte e excreção. Também forneceremos diagramas, palavras-chave e questões importantes relacionadas a este capítulo. Você pode baixar a versão em PDF dessas notas no link fornecido no final deste artigo.




class 10 biology chapter 1 notes pdf download



Introdução




A vida é um fenômeno complexo que envolve vários processos físicos e químicos. Esses processos permitem que os organismos vivos obtenham energia, cresçam, se desenvolvam, se reproduzam, respondam a estímulos e mantenham a homeostase. A homeostase é a capacidade de um organismo de manter um ambiente interno estável, apesar das mudanças no ambiente externo. Os processos que auxiliam na manutenção da homeostase são chamados de processos vitais.


O que são processos vitais?




Os processos vitais são as atividades vitais realizadas pelos organismos vivos para sustentar a vida. Esses incluem:


  • Nutrição: É o processo de obter alimentos e usá-los para energia, crescimento, reparação e manutenção.



  • Respiração: É o processo de quebrar as moléculas dos alimentos para liberar energia.



  • Transporte: É o processo de movimentação de substâncias de uma parte do corpo para outra.



  • Excreção: É o processo de remoção de resíduos do corpo.



Esses processos vitais são comuns a todos os organismos vivos, mas podem diferir em seu modo e complexidade, dependendo do tipo e nível de organização do organismo.


Tipos de nutrição




A nutrição é o processo pelo qual os organismos vivos obtêm alimentos e os utilizam para diversos fins. Os alimentos são fonte de energia e matéria-prima para a síntese de novas moléculas. Existem dois tipos de nutrição: nutrição autotrófica e nutrição heterotrófica.


Nutrição autotrófica




A nutrição autotrófica é o modo de nutrição no qual os organismos produzem seus próprios alimentos a partir de substâncias inorgânicas simples, como dióxido de carbono e água. Os autótrofos também são chamados de produtores porque produzem matéria orgânica a partir de matéria inorgânica. O exemplo mais comum de autotróficos são as plantas verdes, que usam energia luminosa para sintetizar alimentos por um processo chamado fotossíntese. A fotossíntese é um processo bioquímico que converte energia luminosa em energia química armazenada nas moléculas de glicose. A equação da fotossíntese é:


C6H12O6 + 6O2">


Nesta equação, CO2 representa dióxido de carbono, H2O representa água, C6H12O6 representa glicose e O2 representa oxigênio.


nutrição heterotrófica




A nutrição heterotrófica é o modo de nutrição no qual os organismos obtêm alimentos de outros organismos ou fontes orgânicas. Os heterotróficos também são chamados de consumidores porque consomem matéria orgânica produzida por autótrofos ou outros heterótrofos. Os exemplos mais comuns de heterótrofos são animais, fungos, bactérias, etc. Existem diferentes tipos de nutrição heterotrófica, como: - Nutrição holozóica: é o tipo de nutrição em que os organismos ingerem alimentos sólidos ou líquidos e os digerem dentro de seu corpo. Por exemplo, humanos, cães, gatos, etc. - Nutrição saprofítica: É o tipo de nutrição em que os organismos se alimentam de matéria orgânica morta e em decomposição. Por exemplo, fungos, bactérias, etc. - Nutrição parasitária: É o tipo de nutrição em que os organismos vivem sobre ou dentro de outro organismo vivo (hospedeiro) e dele se alimentam. Por exemplo, tênias, piolhos, etc. - Nutrição simbiótica: É o tipo de nutrição em que dois organismos vivem juntos e se beneficiam mutuamente.Por exemplo, os liquens, que são compostos de algas e fungos. Nutrição em seres humanos




Os seres humanos são heterótrofos holozóicos, o que significa que ingerem alimentos sólidos ou líquidos e os digerem dentro de seu corpo. O processo de digestão envolve as seguintes etapas:


- Ingestão: É a ingestão de alimentos pela boca. - Digestão: É a quebra de moléculas alimentares complexas em moléculas mais simples por meios mecânicos e químicos. - Absorção: É a passagem do alimento digerido do trato digestivo para o sangue ou linfa. - Assimilação: É a utilização dos alimentos absorvidos para diversos fins como energia, crescimento, reparação, etc. - Egestão: É a eliminação de alimentos não digeridos e outros resíduos do corpo. O sistema digestivo dos seres humanos consiste nas seguintes partes:


Sistema digestivo e suas partes




O sistema digestivo dos seres humanos consiste nas seguintes partes:


- Canal alimentar: É um tubo longo que se estende desde a boca até o ânus. Possui diferentes regiões, como boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. - Órgãos acessórios: São os órgãos que auxiliam na digestão, mas não fazem parte do canal alimentar. Eles incluem glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas. O diagrama abaixo mostra o sistema digestivo dos seres humanos:



Processo de digestão e enzimas




O processo de digestão e as enzimas envolvidas em diferentes partes do sistema digestivo são as seguintes:


- Boca: A boca é a abertura por onde o alimento entra no corpo. Os dentes ajudam a mastigar os alimentos em pedaços menores. A língua ajuda a misturar o alimento com a saliva. A saliva é um líquido aquoso secretado pelas glândulas salivares. Ele contém uma enzima chamada amilase salivar ou ptialina, que decompõe o amido em maltose. A comida é então engolida e passa pela faringe e esôfago para chegar ao estômago. - Estômago: O estômago é um saco muscular que armazena e agita os alimentos.Ele secreta suco gástrico, que contém ácido clorídrico e enzimas como pepsina e renina. A pepsina decompõe as proteínas em peptídeos. Renina ajuda na coagulação das proteínas do leite. A comida é parcialmente digerida no estômago e forma uma massa semi-sólida chamada quimo. - Intestino delgado: O intestino delgado é um tubo longo e espiralado que recebe o quimo do estômago e a bile do fígado e da vesícula biliar. A bile é um líquido amarelo-esverdeado que ajuda na emulsão de gorduras. O intestino delgado também recebe suco pancreático do pâncreas. O suco pancreático contém enzimas como amilase pancreática, tripsina, lipase e nuclease. A amilase pancreática decompõe o amido em maltose. A tripsina decompõe os peptídeos em aminoácidos. A lipase decompõe as gorduras em ácidos graxos e glicerol. A nuclease decompõe os ácidos nucléicos em nucleotídeos. O intestino delgado também secreta suco intestinal, que contém enzimas como maltase, sacarase, lactase, peptidase e nucleosidase. A maltase decompõe a maltose em glicose. A sacarase decompõe a sacarose em glicose e frutose. A lactase quebra a lactose em glicose e galactose. A peptidase decompõe os peptídeos em aminoácidos. A nucleosidase decompõe os nucleotídeos em bases nitrogenadas e açúcares. O alimento digerido é então absorvido pelas vilosidades e microvilosidades presentes na parede interna do intestino delgado. - Intestino grosso: O intestino grosso é um tubo mais largo que recebe alimentos não digeridos do intestino delgado. Ele absorve água e alguns minerais e forma fezes ou fezes. As fezes ficam armazenadas no reto até serem expelidas pelo ânus. Respiração




A respiração é o processo de liberação de energia das moléculas dos alimentos, quebrando-as na presença de oxigênio. A respiração é essencial para os organismos vivos, pois fornece a energia de que precisam para realizar várias funções. A respiração pode ser de dois tipos: respiração aeróbica e respiração anaeróbica.


Tipos de respiração




A respiração aeróbica é o tipo de respiração que ocorre na presença de oxigênio. É a maneira mais eficiente de liberar energia das moléculas dos alimentos. A equação da respiração aeróbica é:


6CO2 + 6H2O + energia">


Nesta equação, C6H12O6 representa glicose, O2 representa oxigênio, CO2 representa dióxido de carbono, H2O representa água e energia representa ATP.


A respiração anaeróbica é o tipo de respiração que ocorre na ausência de oxigênio. É uma forma menos eficiente de liberar energia das moléculas dos alimentos. A equação para a respiração anaeróbica em animais é:


2C3H6O3 + energia">


Nesta equação, C6H12O6 representa glicose, C3H6O3 representa ácido lático e energia representa ATP.


A equação para respiração anaeróbica em plantas e alguns microorganismos é:


2C2H5OH + 2CO2 + energia">


Nesta equação, C6H12O6 representa glicose, C2H5OH representa etanol, CO2 representa dióxido de carbono e energia representa ATP.


Sistema respiratório e suas partes




O sistema respiratório dos seres humanos consiste nas seguintes partes:


- Cavidade nasal: É a abertura por onde o ar entra no corpo. Ele filtra, umedece e aquece o ar antes que ele chegue aos pulmões. - Faringe: É uma passagem comum tanto para o ar quanto para os alimentos. Ele conecta a cavidade nasal e a boca à laringe e ao esôfago. - Laringe: Também é chamada de caixa de voz. Ele contém cordas vocais que produzem som quando o ar passa por elas. - Traquéia: Também é chamada de traqueia. É um tubo que transporta o ar da laringe para os brônquios. - Brônquios: São dois ramos da traquéia que entram nos pulmões. Eles ainda se dividem em tubos menores chamados bronquíolos. - Bronquíolos: São os menores tubos do sistema respiratório. Eles terminam em pequenos sacos chamados alvéolos. - Alvéolos: São as unidades funcionais da respiração. Eles são cercados por uma rede de capilares que trocam gases com eles. O diagrama abaixo mostra o sistema respiratório dos seres humanos:



Processo respiratório e troca gasosa




O processo respiratório e as trocas gasosas envolvidas em diferentes partes do sistema respiratório são os seguintes:


- Inalação: É o processo de levar o ar pelo nariz ou pela boca até os pulmões. O diafragma e os músculos intercostais se contraem para criar uma baixa pressão na cavidade torácica. Isso faz com que o ar corra para os pulmões. - Expiração: É o processo de expulsão do ar dos pulmões através do nariz ou da boca. O diafragma e os músculos intercostais relaxam para criar uma alta pressão na cavidade torácica. Isso faz com que o ar saia dos pulmões. - Troca gasosa: É o processo de troca de oxigênio e dióxido de carbono entre os alvéolos e os capilares. Os alvéolos têm uma parede fina que permite a difusão de gases. O oxigênio se difunde dos alvéolos para o sangue, enquanto o dióxido de carbono se difunde do sangue para os alvéolos. O sangue oxigenado é então levado pelas veias pulmonares ao coração, enquanto o sangue desoxigenado é levado pelas artérias pulmonares aos pulmões. Transporte em plantas




O transporte nas plantas é o processo de movimentação de água, minerais e alimentos de uma parte da planta para outra. As plantas possuem dois tipos de tecidos que auxiliam no transporte: xilema e floema.


Xilema e floema




O xilema é um tecido vascular que transporta água e minerais das raízes para as folhas. É constituído por células mortas que formam longos tubos denominados vasos e traqueídes. A Xylem também fornece suporte mecânico à planta.


O floema é um tecido vascular que transporta alimentos das folhas para outras partes da planta. Consiste em células vivas que formam longos tubos chamados tubos crivados e células companheiras. O floema também ajuda na distribuição de hormônios e outras substâncias dentro da planta.


O diagrama abaixo mostra o xilema e o floema em uma planta:



Transpiração e translocação




A transpiração é o processo de perda de água das partes aéreas da planta, principalmente através dos estômatos.Os estômatos são minúsculos poros presentes na superfície das folhas que permitem a troca gasosa. A transpiração ajuda a resfriar a planta, criando uma força de sucção para a absorção de água e mantendo a pressão de turgor.


A translocação é o processo de movimentação de alimentos das folhas para outras partes da planta através do floema. A translocação é conduzida por um gradiente de pressão criado por osmose e transporte ativo.


Transporte em animais




Transporte em animais é o processo de mover substâncias como oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, etc. de uma parte do corpo para outra. Os animais têm um sistema circulatório que ajuda no transporte. O sistema circulatório consiste em três componentes: sangue, vasos sanguíneos e coração.


Sistema circulatório e suas partes




O sistema circulatório e suas partes são os seguintes:


- Sangue: O sangue é um tecido conjuntivo fluido que transporta várias substâncias por todo o corpo. É composto por dois componentes: plasma e células sanguíneas. O plasma é a parte líquida do sangue que contém água, sais, proteínas, hormônios, etc. As células sanguíneas são a parte sólida do sangue que inclui glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio e dióxido de carbono usando um pigmento chamado hemoglobina. Os glóbulos brancos lutam contra infecções e partículas estranhas usando anticorpos e fagocitose. As plaquetas ajudam na coagulação do sangue e na cicatrização de feridas. - Vasos sanguíneos: Os vasos sanguíneos são estruturas tubulares que transportam sangue por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias transportam sangue oxigenado do coração para diferentes partes do corpo. Possuem paredes espessas e elásticas que suportam altas pressões. As veias transportam sangue desoxigenado de diferentes partes do corpo para o coração. Eles têm paredes finas e menos elásticas que possuem válvulas para impedir o refluxo do sangue. Os capilares são os menores e mais finos vasos sanguíneos que conectam artérias e veias.Eles trocam substâncias com os tecidos através de suas paredes permeáveis. - Coração: O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue para todo o corpo. Ele está localizado na cavidade torácica entre os pulmões. Tem quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios recebem o sangue das veias, enquanto os ventrículos bombeiam o sangue para as artérias. O coração bate ritmicamente devido à presença de um marca-passo chamado nó sinoatrial. A frequência cardíaca é controlada pelo sistema nervoso e pelos hormônios. O diagrama abaixo mostra o sistema circulatório dos seres humanos:



Sangue e seus componentes




O sangue é um tecido conjuntivo fluido que transporta várias substâncias por todo o corpo. É composto por dois componentes: plasma e células sanguíneas. O plasma é a parte líquida do sangue que contém água, sais, proteínas, hormônios, etc. As células sanguíneas são a parte sólida do sangue que inclui glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio e dióxido de carbono usando um pigmento chamado hemoglobina. Os glóbulos brancos lutam contra infecções e partículas estranhas usando anticorpos e fagocitose. As plaquetas ajudam na coagulação do sangue e na cicatrização de feridas.


A tabela abaixo mostra as funções e características do sangue e seus componentes:


Componente Função Característica --- --- --- Sangue Transporta oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, hormônios, etc. Líquido avermelhado que constitui cerca de 8% do peso corporal Plasma Fornece meio para transporte e mantém a pressão osmótica Líquido amarelado que constitui cerca de 55% do volume sanguíneo Glóbulos vermelhos Transportar oxigênio e dióxido de carbono usando a hemoglobina Discos bicôncavos sem núcleo e organelas Glóbulos brancos Luta contra infecções e partículas estranhas usando anticorpos e fagocitose Células de forma irregular que possuem núcleo e organelas Plaquetas Ajuda na coagulação do sangue e cicatrização de feridas Fragmentos de células sem núcleo Vasos sanguíneos e pressão arterial




Os vasos sanguíneos são estruturas tubulares que transportam sangue por todo o corpo. Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias transportam sangue oxigenado do coração para diferentes partes do corpo. Possuem paredes espessas e elásticas que suportam altas pressões. As veias transportam sangue desoxigenado de diferentes partes do corpo para o coração. Eles têm paredes finas e menos elásticas que possuem válvulas para impedir o refluxo do sangue. Os capilares são os menores e mais finos vasos sanguíneos que conectam artérias e veias. Eles trocam substâncias com os tecidos através de suas paredes permeáveis.


A pressão arterial é a força exercida pelo sangue nas paredes dos vasos sanguíneos. É medida por dois valores: pressão sistólica e pressão diastólica. A pressão sistólica é a pressão quando o coração se contrai e bombeia o sangue para as artérias. A pressão diastólica é a pressão quando o coração. A pressão arterial é medida por dois valores: pressão sistólica e pressão diastólica. A pressão sistólica é a pressão quando o coração se contrai e bombeia o sangue para as artérias. A pressão diastólica é a pressão quando o coração relaxa e se enche de sangue. A pressão arterial é expressa em milímetros de mercúrio (mm Hg). Por exemplo, uma leitura de pressão arterial de 120/80 mm Hg significa que a pressão sistólica é de 120 mm Hg e a pressão diastólica é de 80 mm Hg. A pressão arterial pode variar dependendo de vários fatores, como idade, atividade, estresse, dieta etc. No entanto, uma faixa normal de pressão arterial para adultos saudáveis é entre 90/60 mm Hg e 120/80 mm Hg. Uma pressão arterial superior a este intervalo pode indicar hipertensão ou pressão arterial elevada, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, etc. Uma pressão arterial inferior a este intervalo pode indicar hipotensão ou pressão arterial baixa, o que pode causar tonturas, desmaios, choque, etc.A tabela abaixo mostra as categorias de pressão arterial e o que elas significam para você: Sistólica (número superior) em mm Hg Diastólica (número inferior) em mm Hg Categoria de pressão arterial O que fazer --- --- --- --- Abaixo de 90 Abaixo de 60 Pressão arterial baixa Consulte o seu médico se tiver sintomas ou condições subjacentes 90-120 60-80 Pressão arterial normal Manter ou adotar um estilo de vida saudável 120-129 Abaixo de 80 Pressão arterial elevada Manter ou adotar um estilo de vida saudável 130-139 80-89 Hipertensão estágio 1 Manter ou adotar um estilo de vida saudável. Fale com o seu médico sobre tomar um ou mais medicamentos 140 ou superior 90 ou superior Hipertensão estágio 2 Manter ou adotar um estilo de vida saudável. Converse com seu médico sobre tomar mais de um medicamento 180 ou superior 120 ou superior Crise hipertensiva Ligue para o 911 ou procure ajuda médica de emergência Excreção




A excreção é o processo de remoção de resíduos do corpo. Os produtos residuais são as substâncias que são produzidas durante o metabolismo e são prejudiciais ou inúteis para o corpo. Alguns dos produtos residuais são dióxido de carbono, água, ureia, amônia, ácido úrico, etc. A excreção ajuda a manter o ambiente interno do corpo regulando o pH, pressão osmótica, temperatura, etc.


Sistema excretor e suas partes




O sistema excretor dos seres humanos consiste nas seguintes partes:


- Rins: São dois órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e produzem a urina. Eles estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral na parte inferior das costas. - Ureteres: São dois tubos que transportam a urina dos rins até a bexiga urinária. - Bexiga urinária: É um saco muscular que armazena a urina até que ela seja expelida do corpo. - Uretra: É um tubo que transporta a urina da bexiga urinária para o exterior do corpo. O diagrama abaixo mostra o sistema excretor dos seres humanos:



Formação de urina e osmorregulação




A formação da urina e a osmorregulação envolvidas em diferentes partes do sistema excretor são as seguintes:


- Formação de urina: É o processo de produção de urina a partir do sangue pelos rins. Envolve três etapas: filtração, reabsorção e secreção. A filtração é o processo de separação da água e de pequenas moléculas do sangue, passando-o por uma membrana chamada glomérulo. A reabsorção é o processo de retorno de parte da água e moléculas filtradas. o sangue pelos túbulos. A secreção é o processo de adição de algumas moléculas residuais do sangue ao filtrado pelos túbulos. O filtrado que permanece após essas etapas é chamado de urina. A urina contém água, ureia, sais e outras substâncias que não são necessárias ao organismo. - Osmorregulação: É o processo de manutenção do equilíbrio de água e sal no corpo pelos rins. A osmorregulação ajuda a prevenir a desidratação ou hiperhidratação das células e tecidos. Os rins ajustam a quantidade de água e sais que são reabsorvidos ou secretados pelos túbulos de acordo com a pressão osmótica do sangue e da urina. A pressão osmótica é a pressão que é exercida pelas substâncias dissolvidas em uma solução. Os hormônios que regulam a osmorregulação são o hormônio antidiurético (ADH) e a aldosterona. O ADH aumenta a reabsorção de água pelos túbulos, enquanto a aldosterona aumenta a reabsorção de sal pelos túbulos. Conclusão




Neste artigo, aprendemos sobre os processos vitais essenciais para a sobrevivência dos organismos vivos. Estes incluem nutrição, respiração, transporte e excreção. Também aprendemos sobre os diferentes tipos e modos desses processos e como eles diferem em plantas e animais. Também aprendemos sobre os vários órgãos e sistemas envolvidos nesses processos e como eles funcionam e regulam. Esperamos que estas notas o tenham ajudado a compreender melhor este capítulo e a se preparar para os exames.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes relacionadas a este capítulo:


- P: Qual é a diferença entre ingestão e digestão? - R: A ingestão é a ingestão de alimentos pela boca, enquanto a digestão é a quebra dos alimentos em moléculas mais simples por meios mecânicos e químicos. - P: Qual é a diferença entre respiração aeróbica e anaeróbica? - R: A respiração aeróbica é o tipo de respiração que ocorre na presença de oxigênio, enquanto a respiração anaeróbica é o tipo de respiração que ocorre na ausência de oxigênio. - P: Qual é a diferença entre xilema e floema? - R: O xilema é um tecido vascular que transporta água e minerais das raízes até as folhas, enquanto o floema é um tecido vascular que transporta alimentos das folhas para outras partes da planta. - P: Qual é a diferença entre artérias e veias? - R: As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue oxigenado do coração para diferentes partes do corpo, enquanto as veias são vasos sanguíneos que transportam sangue desoxigenado de diferentes partes do corpo para o coração. - P: Qual é a diferença entre urina e ureia? - R: A urina é um resíduo líquido produzido pelos rins e excretado do corpo, enquanto a ureia é um resíduo nitrogenado formado pela quebra de proteínas e é um componente da urina. A uréia também é produzida pelo fígado e transportada pelo sangue até os rins. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page